“Sob o olhar de Santa Isabel” terá exibições em Juatuba e na própria Colônia, em Betim
"Sob o olhar de Santa Isabel", documentário realizado pelos estudantes do 7º período de jornalismo do Instituto J Andrade, conta a história dos ex-hansenianos que moram na Colônia Santa Isabel, em Betim. A comunidade acadêmica do Instituto J Andrade de Ensino Superior, em Juatuba, irá assistir ao trabalho no próximo dia 3 de dezembro, às 20h, na própria instituição. Já com o apoio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), os estudantes apresentarão o documentário, nos dias 23 e 27 de janeiro, dentro da programação do "Concerto Contra o Preconceito". O evento promovido pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Morhan), com atividades em Belo Horizonte e em Betim, tanto na região central, quanto na própria colônia.
Entusiasmados pelo contexto histórico do lugar, os futuros jornalistas optaram pela colônia como tema do documentário que devem produzir para a disciplina "Planejamento de Documentários para TV". O grupo de 15 estudantes foram os responsáveis por todo o processo de produção que envolveu a pesquisa histórica, pré-produção, gravação e edição. Os estudantes utilizaram os equipamentos disponíveis do Instituto J Andrade, como câmeras e ilha de edição.
A escolha das personagens foi decidida em conjunto com Hélio Dutra, Presidente do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). A captura de imagens e as entrevistas emocionaram os estudantes-documentaristas. "Esta experiência tem sido enriquecedora e surpreendente. Surpreendente porque pude descobrir nas pessoas à vontade e alegria de viver mesmo diante das dificuldades. E enriquecedora porque me acrescentou muitos valores, entre eles, a certeza de que a fé impulsiona o mundo", define Rafaela Saliba, uma das integrantes da equipe de produção.
Para o aluno escolhido para ser o diretor do documentário, Márcio Antunes, o resultado final ficou mais do que satisfatório, ficou emocionante. “Escolher a colônia não foi uma tarefa difícil. É um local muito importante para toda a cidade. Santa Isabel é a maior colônia de ex-hansenianos do Brasil. E não é só isso. Ela tem história e cultura aflorando por todos os lados. Ver o documentário pronto e com a cara que queríamos, é de emocionar”, define Antunes. Há ainda a previsão de que este documentário possa participar de festivais de cinema pelo país, em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário